Como pintar na garagem de casa – Preparação do ambiente

Está cada vez mais comum ver os autoentusiastas se aventurarem na pintura automotiva, alguns por hobby, outros por pura necessidade (no meu caso foi a soma dos dois), pois infelizmente é difícil achar profissionais (de verdade) por um bom preço. Em um país onde o salário mínimo é MIL reais, pagar 500 para pintar uma única peça é complicado e não é pra todos infelizmente.

Com a internet em algumas horas é possível já ter uma boa base pra se arriscar na pintura automotiva, porém existem várias variáveis que quem está começando as vezes no “calor da emoção” acaba não tendo o cuidado adequado e isso acaba resultando em um resultado não satisfatório em sua pintura. Uma dessas variáveis é o ambiente de pintura.

O QUE É O AMBIENTE DE PINTURA?

O ambiente de pintura basicamente é o local onde você irá efetuar suas pinturas (sejam de peças ou carros inteiros). Esse local tem que estar minimante adequado para você ter um bom resultado no seu trabalho!

PONTOS IMPORTANTES

Alguns dos pontos importantes em um ambiente de pintura ideal são:

  • Local totalmente (se possível) fechado
  • Piso/chão de fácil limpeza
  • Iluminação adequada

Todos os itens citados acima são importantes, não existe um mais e outro menos, a soma de todos que irá lhe auxiliar a ter um resultado de qualidade.

Vamos falar um pouco com mais detalhes sobre cada item:

Local totalmente (se possível) fechado: trabalhar em um local aberto não pode? Até pode… Mas, você quer ter um resultado de qualidade ou “meia boca”? Fazer uma pintura em local aberto pode lhe trazer diversos problemas. O mais comum é a aderência de sujeiras/ciscos na sua pintura, em muitos casos dependendo da sujeira pode-se resolver com polimento, mas dependendo pode ser necessário um lixamento mais profundo para remover a sujeira junto de um retoque ou repintura total da peça.

Por isso o ideal é tentar trabalhar em um ambiente o mais fechado possível, para evitar o contato com partículas indesejadas.

Piso/chão de fácil limpeza: o piso/chão onde você irá efetuar a pintura, deve estar 100% limpo, pois caso contrário você poderá novamente sofrer com partículas soltas no chão que com o ar da pistola (principalmente na hora de pintar partes baixas do carro) podem subir e aderir na sua pintura.

Iluminação adequada: enxergar o que você está fazendo é fundamental para ter uma pintura uniforme e sem falhas. Por isso a iluminação do local tem que ser bem feita, utilizando lâmpadas brancas (de LED eu recomendo) e que fiquem bem distribuídas pelo local para você não ter nenhum local com sombra (teremos um post exclusivo para falar sobre iluminação).

QUER SABER MAIS?

Se você quiser conhecer algumas dicas de como preparar ou criar um ambiente ideal para a pintura, confira o nosso e-book gratuito Pintura na garagem de casa – Preparação do ambiente ideal, para fazer download dele é só CLICAR AQUI.

Qualquer dúvida poste um comentário. Conheça também meu canal no YouTube onde posto algumas dicas de pintura e o andamento dos projetos da LB garage!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.