Massa depois do Wash Primer pode? Confira esse teste!

Uma das maiores dúvidas de quem inicia na pintura automotiva (seja por hobby ou profissional) é sobre a sequência de aplicação de massa e Wash Primer…

Pode aplicar o Wash Primer antes da massa? Ou devo aplicar a massa sobre a lata nua e depois o Wash Primer? Vamos falar sobre essa “polêmica” nesse post!

A informação mais difundida pelo mundo da pintura é que a massa deve ser sempre aplicada sobre a lata nua (desengraxada e livre de poeira). Inclusive se formos verificar a ficha técnica da massa poliéster (por exemplo), veremos as seguintes informações:

Ficha técnica massa poliéster da Anjo Tintas
Ficha técnica massa poliéster da Sherwin Williams

Seguindo as orientações do fabricante, o correto é aplicar a massa sobre a chapa nua. Mas notem que na ficha técnica da Sherwin Willians indica que a aplicação pode ser feito sobre a tinta original de fábrica.

Mas na prática… Será que dá pra aplicar a massa sobre o Wash Primer? Vai ter aderência? Vai desplacar?

O Wilson da Tropa da Pintura Automotiva fez esse teste, confira nesse vídeo:

No teste dele fica claro que sim, dá pra aplicar a massa sobre o Wash Primer! Mas…. ATENÇÃO!! Tem que seguir o processo correto de aplicação conforme ele explicou no vídeo para ter um resultado de qualidade!

Em todas as aulas que fiz quando estava aprendendo sobre pintura automotiva e todos os pintores que acompanho, sempre indicam o uso da massa ANTES do Wash Primer, conforme os fabricantes recomendam. Mas agora sabemos que é possível fazer o inverso sem problemas de desplacamento.

Na minha opinião aplicar Wash Primer e depois a massa, é uma “proteção” a mais, porém desnecessário. Pois mesmo aplicando o Wash Primer e depois a massa, vai ser necessário lixar a massa para nivelar e vai deixar lata exposta, sendo necessário reaplicar o Wash Primer após o lixamento. Ou seja, é um retrabalho.

A grande preocupação das pessoas é proteger a chapa contra a oxidação, pois é comum vermos serviços de pintura com massa desplacando, mas vale dizer que diversos motivos podem levar a isso, por exemplo:

  • Limpeza da peça mal efetuada
  • Produtos de baixa qualidade
  • Umidade alta
  • Aplicação mal efetuada da massa
  • Aplicação mal efetuada das tintas

Seguindo o processo correto: massa, Wash Primer, Primer e tinta de acabamento, a chance de desplacamento ou formação de ferrugem na lata é zero. Mas reforçando que deve sempre respeitar os tempos corretos de secagem e fazer a aplicação correta dos produtos!

E você, como aplica a massa? Antes ou depois do Wash Primer? Deixa sua opinião nos comentários!

QUER APRENDER MAIS SOBRE PINTURA AUTOMOTIVA?

Se você nunca pegou em uma pistola de pintura na mão e quer aprender de uma forma simples e fácil como pintar com a tinta PU conheça o Curso Pintura Automotiva do ZERO!

Qualquer dúvida deixe um comentário ou entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.