Temperatura e umidade do ar ideais para pintura!

Parece bobagem, muitos nem dão “bola” pra isso, mas a temperatura do ambiente e a umidade relativa do ar são duas variáveis que devem ser observadas na Pintura Automotiva!

Neste post vou explicar porque a temperatura e a umidade devem ser observados e quais os valores recomendados!

Por que se preocupar com isso?

Quando um produto químico é criado (independente de ser para pintura automotiva ou não) ele é testado em um determinado ambiente para verificar como o mesmo irá se comportar, como será sua secagem, como será sua resistência, entre outros itens. Como no mundo e no Brasil, temos diversos tipos de climas diferentes (lugares mais quentes e mais frios), o fabricante precisa testar seus produtos baseado em uma média.

Baseado nisso, cada fabricante terá sua recomendação de temperatura e umidade para aplicação do seu produto. É importante se atentar a essas recomendações para que o produto utilizado tenha a resistência e durabilidade que foi projetado para ter!

Alguns fabricantes colocam a informação de temperatura e umidade ideal no rótulo de suas embalagens, mas caso não tenha, os números que eu procuro seguir são esses:

Temperatura: Entre 20 e 30 graus

Umidade do Ar: Abaixo de 80%

Lembrando novamente que cada fabricante tem uma recomendação. Alguns falam em umidade abaixo de 85%, outros falam em temperatura de 20 a 35 graus, na dúvida, entre em contato com o fabricante!

Mas e se eu moro em uma região muito fria ou muito quente?

Alguns fabricantes de tintas automotivas pensando nessa situação, desenvolveram catalisadores para esses dois tipos de cenários: Baixa temperatura e alta temperatura.

É o caso da Anjo Tintas, que possui uma linha de catalisador para tinta PU e Verniz PU para ser utilizada de acordo com a temperatura de sua região, confira abaixo:

E se eu não respeitar isso?

Se não for respeitado pode ocorrer uma secagem deficiente do produto e ele pode não ter a resistência, durabilidade e brilho desejados.

Mas não significa que se você pintar com a umidade a 81% pode dar problema… É uma RECOMENDAÇÃO, o ideal é procurar sempre seguir ela.

Como eu costumo dizer no Curso Pintura Automotiva do ZERO, é importante você ter o ambiente ideal para fazer sua pintura, por mais que você pinte por hobby, ter esses pequenos cuidados somados ao uso de produtos bons e uma aplicação correta, aumentam suas chances de ter um resultado de qualidade mesmo sendo iniciante!

Qualquer dúvida deixe um comentário ou entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.