Tipos de Tinta PU

Hoje uma das tintas mais fáceis de trabalhar para quem está começando na pintura automotiva é a tinta PU, ela tem um bom custo vs. benefício, possui boa resistência e tem verniz em sua composição, o que torna a aplicação dela bem mais simples e rápida se comparada ao uso de base poliéster e verniz.

Mas você sabia que existem dois tipos de tinta PU? Muitas pessoas que iniciam na pintura automotiva, principalmente por hobbie, as vezes acabam ficando perdidas com a quantidade de produtos para pintura que temos hoje no mercado. Nesse post eu vou falar sobre os dois tipos de Tinta PU que temos no mercado e quais as diferenças entre elas.

Existem basicamente dois tipos de Tinta PU que são: as médio sólidos e as alto sólidos.

A tinta PU Médio Sólidos é a tinta mais fácil de encontrar, é a tinta que você compra pronta na prateleira da loja de tintas, na maioria das embalagens dos fabricantes brasileiros não está escrito ‘médio sólidos’, mas sempre que uma embalagem de tinta PU não estiver escrito Alto Sólidos, tenha certeza que ela é médio sólidos.

No caso da marca Sherwin Willians a linha de PU médio sólidos é distribuída no kit (tinta + endurecedor) igual a imagem abaixo.

O que define se uma tinta é médio ou alto sólidos é a quantidade de carga de sólidos. Tintas médio sólidos tem de 50 a 65% de carga de sólidos, elas tem uma boa resistência, um ótimo brilho e bom rendimento, porém são tintas que arranham e marcam com muito mais facilidade.

Já as tintas PU Alto Sólidos possuem uma carga de sólidos acima de 65%, o que torna ela ainda mais resistente, com maior brilho e maior durabilidade. Tintas PU alto sólidos normalmente você não encontra pronta, você precisa solicitar na loja de tinta a preparação da mesma.

Embalagem da Sherwin Willians Alto Sólidos

Como a tinta PU alto sólidos é melhor, ela também custa mais caro. A fim de comparação de preços, em minha cidade 900ml de PU médio sólidos (a tinta pronta) da Sherwin Willians na cor Preto Cadillac (cód. 00901), custa R$ 45,00, já a mesma tinta alto sólidos com 1350ml, custa R$ 125,00. Comparando os custos com mais precisão, cada ml da médio sólido custa 0,05 já a alto sólido custa 0,09. Mas tem um detalhe, a tinta PU alto sólidos tem um poder de cobertura maior e dependendo da mão do pintor ela tem um maior rendimento na aplicação em comparação com a médio sólido, isso é importante levar em consideração em sua escolha.

Outra diferença que existe entre os dois tipos é a catálise e diluição. Veja nas imagens abaixo:

Catálise Tinta PU Médio Sólidos
Catálise Tinta PU Alto Sólidos

Note que as duas possuem diferença nas suas medidas e no tipo de endurecedor utilizado. No caso da marca Sherwin Willians o PU médio sólidos usa o endurecedor 061 e a alto sólidos usa o 065.

IMPORTANTE: Não tente usar endurecedor de tinta alto sólido na tinta médio sólido pensando que isso vai deixar a tinta médio sólidos mais resistente. Siga sempre as recomendações de catálise e diluição indicadas pelo fabricante.

QUAL É O MELHOR?

Em termos de resistência, brilho e durabilidade a melhor escolha é a tinta PU Alto Sólidos é claro, mas é importante avaliar o tipo de serviço que será feito.

Exemplos:

  • Será uma pintura de carro externa completa? Recomendo usar o PU alto sólidos com certeza.
  • Vai pintar algumas peças de suspensão? Pode ir de médio sólidos.
  • Vai pintar alguma peça que não precisa de um acabamento liso e sem riscos? Vai de médio sólidos.
  • Quer dar um banho de tinta bom, bonito e barato no seu carro? Pode ir de médio sólidos, mas aprenda a conviver com os riscos e hologramas na pintura…
  • Pinturas de partes internas como: capô, paralamas, tampa do porta malas e interna do porta malas pode utilizar médio sólidos.

Existem diversas situações, você que deve analisar qual sua exigência e orçamento para o resultado que você quer ter!

Se você nunca pegou em uma pistola de pintura na mão e quer aprender de uma forma simples e fácil como pintar com a tinta PU conheça o Curso Pintura Automotiva do ZERO!

Qualquer dúvida deixe um comentário ou entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.