Wash Primer – O que não te contam na internet

Se você chegou nesse post provavelmente é um iniciante na Pintura Automotiva e está querendo aprender mais! Nesse post falarei em detalhes sobre o uso correto do Wash Primer, algumas dicas e alguns “mitos”.

Importante lembrar que, cada fabricante possui uma recomendação de uso de seu produto, neste post, falarei sobre o Wash Primer da Sherwin Williams, mas independente da marca que você for utilizar eu sempre recomendo o mesmo: LEIA O RÓTULO. Na dúvida, procure a ficha técnica no site do fabricante e se a dúvida persistir, ligue ou envie e-mail, não faça o uso do produto da forma que você “acha” que está correta, pois você pode ter problemas no futuro.

O Wash Primer, é indicado para promover aderência de primers sobre superfícies metálicas. Promove ação anticorrosiva, substituindo a fosfatização.”

Em resumo, ele será (quase) sempre a primeira tinta que será aplicada em um processo de pintura, ele deve ser aplicado na chapa nua, ou seja, direto na lata! Ele é o responsável por dar a proteção anticorrosiva na chapa e servir de base para a próxima tinta que é o Primer.

Vamos resumir um processo de pintura com tinta PU para você entender melhor como ele funciona.

O primeiro passo é lixar completamente a peça que você vai pintar deixando ela na lata nua, processo conhecido como decapagem.

Decapagem feita com escova de aço

Após o processo de decapagem é aplicado a massa poliéster para nivelamento (se necessário). Então logo em seguida é feita a aplicação do Wash Primer:

Wash Primer aplicado

IMPORTANTE! Antes da aplicação do Wash Primer (ou qualquer produto) a superfície deve ser perfeitamente desengraxada, veja nesse vídeo como fazer isso corretamente:

Após a aplicação do Wash Primer o Primer PU deve ser aplicado logo na sequência, em um intervalo de 20 minutos a 4 horas (no caso do Wash Primer da Sherwin Williams).

Primer PU aplicado

Em resumo, esse é o “passo a passo” da aplicação do Wash Primer, mas tem alguns outros detalhes que vale citar.

E SE…

E se eu aplicar o Wash Primer e não aplicar o Primer no mesmo dia?

Antes eu passei uma informação pra você de que o Primer deve ser aplicado no intervalo de 20 minutos a 4 horas, mas se você ler o rótulo da embalagem do Wash Primer da Sherwin Williams você verá o seguinte:

Já na ficha técnica do site tínhamos o seguinte:

Para alguém que nunca usou o Wash Primer antes fica díficil interpretar essas informações, pois no rótulo fala em secagem final 12h, manuseio 20 min e na ficha técnica fala em apenas 20 minutos após a aplicação.

Inclusive, quando eu comecei a trabalhar com pintura a mais de 3 anos atrás, aguardava 12h para aplicar o Primer, me baseando na informação incorreta do rótulo do Wash Primer da Sherwin Williams. Até que um dia enviei um e-mail para eles questionando o correto uso do Wash Primer, onde me foi passado que:

Até poucos meses atrás a ficha técnica seguia sem essas informações, até que em 11/2020 ela foi atualizada, onde agora temos:

Ficha técnica pode ser consultada aqui

Tá perdido? Calma, não é tão complicado quanto parece…

EM RESUMO

  • O Wash Primer deve ser aplicado sobre a lata nua
  • Aplicar em duas passadas finas
  • Após sua aplicação deve ser aplicado o Primer em um intervalo de 20 minutos a 4 horas
  • Caso passe as 4 horas, você deve lixar levemente o Wash Primer com uma lixa 320, reaplicar uma única demão de Wash Primer e após 20 minutos aplicar o Primer

A aplicação do Wash Primer é essencial para ter um resultado de qualidade e duradouro. Existem outros produtos que podem substituir o Wash Primer como o Primer Epóxi e o Preto Fosco Vinílico (que tem os mesmos componentes do Wash Primer porém pode ser usado como tinta de acabamento).

Lembrando que: na dúvida, entre em contato com o fabricante do produto que você está utilizando!

Qualquer dúvida deixe um comentário!

E se você quiser aprender o passo a passo de como fazer uma pintura de qualidade na garagem da sua casa, conheça o Curso Pintura Automotiva do ZERO, onde eu ensino de uma forma simples e fácil uma sequência de pintura usando a tinta PU para você fazer pintura de carros e/ou peças de um jeito fácil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.